Tags

, , ,

A beleza do Rio de Janeiro é incomparável, é a coisa mais maravilhosa do mundo. Disso ninguém tem dúvida.

Mas já pensou em uma cidade maravilhosa que tem dezenas de linhas de metrô, em que você pode ouvir iPod ou falar no seu Blackberry sem correr riscos? Ou entao imagine uma cidade maravilhosa, com praia, em que você estaciona seu carro em um estacionamento subterrâneo, embaixo do calcadao da praia, e sobe de elevador e dá de cara com o mar e o céu lindo? Ou ter ruas praticamente perfeitas, sem buracos, sem ambulantes na calÇada. E se essa cidade tivesse uma cultura em que a lei de Gerson näo existe, e as pessoas validem voluntariamente seus tickets de ônibus, sabendo que teoricamente poderiam simplesmente näo pagar o ônibus (correndo sempre o risco de algum fiscal multar)? Essa cidade existe, e é Barcelona. Além disso é multicultural, pois atrai turistas de todos continentes.

Também é de se elogiar o sistema de sinalizacao das estradas, o pedagio, o modo como eles dirigem e estacionam (bem mais educados que os italianos), e a forca do movimento separatista da Catalunha. Eles falam outra lingua, tem outra historia, e reclamam quando o Presidente da Espanha trabalha em uma segunda feira que é feriado religioso na Catalunha, mas nao é em Madrid.

Mas em termos de seguranca, claro, nada é perfeito, há os malandros e espertinhos como em todo lugar. Em plena luz do dia eles furtam objetos de turistas desligados na praia, no metro, em qualquer lugar, pois a pena para furtos é muito branda, e abaixo de 400 ou 500 Euros eles nem fazem boletim de ocorrência.

Mas sem dúvida é uma ótima dica para quem quer uma praia deliciosa, com ambiente internacional, na Espanha.