Tags

, , , ,

Nosso segundo dia de viagem foi muito bem aproveitado. Uma certa correria para entrar no trem de Madrid para Toledo, pois chegamos muito em cima da hora, e ainda precisávamos imprimir o bilhete faltando 2 minutos, mas deu tudo certo.

Um dia lindo, que partiu de 7 e chegou a 20ºC às 5pm. O dia, aliás, nao dura menos que 14 horas por aqui. Amanhece tarde, umas 7 e meia, e anoitece deopis das 9pm. As lojas abrem tarde, realmente fazem siesta no almoco, e voltam as 5pm, fechando as 8 ou 9pm. Interessante, mas um pouco confuso para quem precisa de um lanche rápido as 4pm, como foi o caso.

O dia lindo, ensolarado, e ao chegar em Toledo, uma feliz surpresa, um tourist center prontinho, gratuito, que nos deu um mapa que lembrava a Disney. Um roteiro pronto de memoriais, igrejas do século XIII em diante, e dentro delas muitas obras e esculturas. Museus e igrejas com arquitetura gótica, realmente uma aula de cultura.

O ponto alto é a Catedral de Toledo, a maior que eu já tinha visto na vida. Dezenas de navez (sim, dezenas) dentro de uma só catedral. E a conversa foi sobre quanto dinheiro a igreja tem para biscpos e padres que sao tao pecadores quanto qualquer outra pessoa (ou talvez até mais pecadores…).

É bacana ver as roupas dos padres que foram os principais líderes quase 700 anos atrás, mas também pensar que tudo que eles tinham de nobre ficou para trás, nao sobrou nada deles, apenas os pertences e seu legado. Voltaram ao pó.

Voltamos para Madrid as 5h30 e visitamos o aproveitamos para ver Guernica, de Picasso, no Reina Sofia, que é grátis após as 7pm (embora o museu feche as 8:45, vale a pena).