Quem diz que o shopping center é a praia do paulistano, não deixa de ter razão. Mas isso pode mudar. Está tão fácil descer ao litoral a partir de São Paulo, que pode ser que o Guarujá vire de fato a praia do paulistano. Aquele lugar que você facilmente acessa pra passar o dia, e depois volta. O tempo de viagem para os aproximadamente 70kms de estrada entre a capital paulista e a “Pérola do Atlântico” já podem ser considerados mais rápidos do que vir da Consolação para o Brooklin, trajeto que eu faço em 70 minutos (diferente dos 25 sugeridos pelo Google Maps) quando vou pegar as crianças na escola, e levá-los pra casa.

Se você não conhece o Guarujá, aí vão as dicas:

  1. Praia da Enseada: a maior de todas, e a mais jovem também. Não deixe de visitar o Casa Grande Hotel, passear na orla, ou ir nas baladas das sextas e sábados, principalmente o Sirena Guarujá, no comecinho da Enseada.
  2. Passeio no calçadão de Pitangueiras: é simples, mas é uma delícia. Você vai perceber que a elite palista não está mais no Guarujá, muito menos em Pitangueiras.
  3. Passeio de barco para ir até Santos: Passeio de catraia (barco tradicional que opera na travessia Guarujá-Santos há cem anos), que custa uma merreca e vai te mostrar a antiga “capital” paulista, já que é por Santos que passava toda riqueza do estado, na época do café.
  4. Badalação e shows na alta temporada: o Verão Vivo, da Band, na praia da Enseada. Todo ano eles montam uma estrutura e transmitem jogos e volei e futebol de praia, além de aulas de aeróbica e ouros bichos.
  5. Esse ano, teremos também o Verão Show 2010, com Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Victor e Léo e outros. Uma dica pra W/E eventos: já pensou em vender o abadá na web e fazer fila só pra retirada? Esse negócio de ir nas lojas é um saco.
  6. Bobódromo: tem nome melhor para aquela enorme fila de carros em trânsito na rua da praia? Acho que seria bom se todo mundo andasse de bike, muito mais silencioso, não polui, não gera trânsito. Mas como é que alguém pode se exibir pras gatinhas no calçadão numa bicicleta? hmn.. não vai dar certo. Playbas jamais iriam adotar a postura ecológica saudável e não mostrar seus encerados caríssimos carrinhos do papai.
  7. Não tá afim de fazer nada? Então vai pra praia e curte, pois é grátis. Mas esqueça Pitangueiras, pois se você se espreguiçar vai dar um soco no vizinho.

Praia lotada em Pitangueiras: "Novidade"