Tags

, , , ,

Atualizado em em 26 de Setembro de 2012.

Como pegar o Trem de Miami para Fort Lauderdale e vice versa

  1. Pegue o ônibus parte de MIA INTL Airport para o trem Tri-Rail que vai para Fort Lauderdale.
  2. Pegue o trem da Tri-Rail que vai para Fort Lauderdale.

Se quiser mais detalhes consulte o Google Maps nessa página que tem exatamente o trajeto que você procura.

Andar de transporte público aqui na Florida é muito fácil. Pelo menos de Fort Lauderdale para Miami, e vice versa. Há micro ônibus gratuitos entre o aeroporto e o trem. A empresa que administra o sistema de trens é a Tri-rail. Se você não tem cash, pode comprar o ticket com cartão de crédito (!). Se houver fila no caixa “humano”, use o caixa eletrônico para comprar seus tickets. Não há qualquer dificuldade.

  1. selecione o destino
  2. escolha se quer só ida, ou ida e volta
  3. insira o cartão ou o dinheiro
  4. pronto. o bilhete e o troco caem como mágica.

Parece básico para quem viaja sempre, e é mesmo. Não tem filas. Sabe por que? Porque quem usa todo dia não compra dessa forma. Compra um passe mensal, semestral, etc, e paga um preço bem mais baixo.

Para ir de Fort Lauderdale para o aeroporto de Miami, paguei U$ 3.75. Se você comprar o bilhete para o semestre todo, paga apenas U$ 36.00. Se você realmente vai e volta todo dia, sai apenas U$ 0.80 por viagem. Vale muito a pena.

Você também pode levar sua bike. Vi um senhor com mais de 65 anos levando a dele, encostou em um lugar apropriado para bikes, dentro do vagão, e foi sentadinho numa boa, ouvindo seu iPod, curtindo o ar condicionado e a paisagem.

Há uma placa (adoro as placas nos Estados Unidos, parecem tão óbvias…) dizendo “all passengers must have a ticket to take the train”. Ora bolas, como assim? Que placa idiota, não? Na verdade não é idiota. É apenas feita para os idiotas que querem se aproveitar do sistema. Não há catraca, ou seja, qualquer pessoa andando pela rua pode simplesmente entrar na estação, esperar o trem, sentar, e descer na estação desejada. Não há um controle em 100% dos passageiros. Vez ou outra o oficial solicita a alguns passageiros o recibo..

A única explicação de porque no Brasil as coisas não funcionam de forma tão simples como por aqui é a cultura. Centenas de anos “passando a perna” uns nos outros, deixou o povo brasileiro “esperto”, ou seja, não se pode confiar em ninguém.

Assim que acabei de escrever esse post o oficial da segurança pediu o ticket para alguns passageiros. Não pediu para mim, mas se pedisse, tudo bem, está aqui guardadinho.

About these ads